Português (Brasil)

Trindade: Helbinha propõe criar novas obras na educação, saúde e melhorar o abastecimento de água

Trindade: Helbinha propõe criar novas obras na educação, saúde e melhorar o abastecimento de água

As afirmações foram feitas em entrevista ao GR1 desta quinta-feira (20). Helbinha, do União, de 46 anos, assumiu o mandato no dia 1º de janeiro de 2025.

Compartilhe este conteúdo:

A prefeitade Trindade, Helbinha, do União, de 46 anos, falou sobre as ações para a gestão do novo mandato, de 2025 a 2028. Nesta quinta-feira (20), em entrevista ao GR1, ela pontuou ações para melhorar, sobretudo, a educação, saúde e o abastecimento de água no município.

Na educação a prefeita disse que vai buscar aumentar o número de creches e escolas. Já na área da saúde, o objetivo é ampliar e reformar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e implantar uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município. E, para resolver múltiplas questões, afirmou ainda, que até o ano de 2027 vai realizar Concurso Público nas áreas da educação, ações sociais e segurança.

Sobre o problema do desabastecimento de água no município, Helbinha se mostrou favorável à privatização da Compesa desde que as ações sejam realmente efetivas. Ela pontuou que a cidade tem muitas áreas descobertas, inclusive no centro, que chega a passar até dez dias sem água. Diante disso, disse que a alternativa tem sido a implantação de poços artesianos para poder abastecer as comunidades, sobretudo na zona rural.

O nosso prazo é que até 2027 a gente consiga universalizar a água. Então com isso nós conseguimos, no ano passado com o Governo do Estado dois dessalinizadores, um para o povoado da Bonita e um para o povoado do Saco Verde, onde a gente contempla mais de quatrocentas famílias que pega água potável. E a outra, que é a água, só para o laboro, para o dia a dia”, afirmou.

Sobre a economia e o turismo, a prefeita disse que o município precisa melhorar o setor da indústria do gesso, mas não indicou alternativas, afirmando que espera melhorias no setor de importação através dos Governos do Estado e Federal. E que a gestão vai se organizar para realizar a festa de carnaval no município, no ano de 2026.

"Nós perdemos o Carnaval, a referência do Carnaval na região do Araripe, mas nós vamos resgatando aos poucos. A gente vai se organizar para o ano que vem a gente iniciar com nossos blocos, com as orquestras de Frevo na rua. Porque passou mais de 8 anos sem ter carnaval, você sabe que perde o vínculo total com o Governo do Estado, com toda estruturação que não é só a festa, precisa da segurança, de tudo”, pontuou.

 

G1 Petrolina

Compartilhe este conteúdo: