Português (Brasil)

Escola Técnica SENAI Araripina atinge nota máxima no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional

Escola Técnica SENAI Araripina atinge nota máxima no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional

Compartilhe este conteúdo:

A Escola Técnica SENAI Araripina atingiu nota dez no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP) que mede a qualidade de ensino dos cursos ofertados na instituição e é feita pelos estudantes em provas objetivas e práticas. Na 15ª edição da IDAP, o destaque ficou para os cursos de Eletrotécnica, Eletromecânica e Segurança do Trabalho. Os três atingiram nota máxima na unidade escolar de Araripina, sendo destaque em Pernambuco e no Brasil.

A avaliação engloba provas objetivas e questionários contextuais, respondidos de forma on-line, e uma segunda etapa prática, na qual os alunos concluintes são confrontados com situações-problema que simulam as atividades presentes na prática profissional de cada curso. Numa escala de zero a 10, onde zero é a defasagem da escola é máxima e 10 quando não há defasagem, ou seja, quanto maior, melhor a qualidade dos cursos oferecidos.

Para o cálculo do IDAP, utiliza-se o percentual de estudantes avaliados distribuídos pelos níveis das escalas de desempenho (Abaixo do básico, Básico, Adequado e Avançado) das provas objetiva e prática. Qualquer mudança nesses percentuais impacta diretamente em seu valor final. A utilização do IDAP tem o intuito de fornecer um critério de diagnóstico para auxiliar no monitoramento dos resultados das escolas e dos cursos.

O diretor escolar, Josemberg Laurentino destacou a inédita avaliação máxima em três cursos e da escola em que confirma a qualidade do ensino ofertado para os alunos da Escola Técnica de Araripina. “Este é um resultado inédito com três cursos e a escola recebendo nota máxima no IDAP. Isto nos deixa confiantes que estamos no caminho certo levando educação profissional e gerando muitas oportunidades para os alunos. Esta conquista é de todos que fazem a nossa escola: alunos, docentes, secretários acadêmico e administrativo-financeiro, núcleos administrativo e pedagógico e coordenação pedagógica.”, afirmou.

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Compartilhe este conteúdo: