Português (Brasil)

Adagro realiza atualização do cadastro agropecuário de Pernambuco até 31 de Maio

Adagro realiza atualização do cadastro agropecuário de Pernambuco até 31 de Maio

Compartilhe este conteúdo:

A campanha da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) busca atingir os 242 mil produtores rurais que precisam atualizar os dados dos rebanhos de importância para o agronegócio do estado e das propriedades. Instituída pela Portaria Adagro nº 065/2024, a atualização tem caráter obrigatório e tem como objetivo manter a qualidade das informações dos rebanhos de produção, orientar ações de prevenção para doenças de controle oficial, além de garantir o trânsito seguro de animais no estado. Quem perder o prazo terá o cadastro da propriedade bloqueado na Agência e ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal – GTA, além de multa. 

De acordo com gerente regional da Adagro Ouricuri, Neurisvan Guerra, que atende os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Ouricuri, Trindade, Santa Cruz e Santa Filomena, “a participação de todo produtor é de extrema importância para que possamos manter o reconhecimento para Pernambuco de Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, além do registro de todos rebanhos, necessário para definirmos medidas de prevenção de doenças e de controle do trânsito de animais”.  

“A regional Ouricuri conta com 29.800 produtores cadastrados no Sistema de Integração Agropecuária da Adagro – o Siapec 3 -, tendo como principais rebanhos os ovinos, com 460 mil animais; caprinos, com 235, 9 mil animais e bovinos, com 257, 2 mil cabeças de gado. Para participar da atualização do cadastro agropecuário, basta comparecer a um dos nossos escritórios na região do Sertão do Araripe para declarar os rebanhos e informar a localização precisa, com coordenadas   geográficas, da propriedade”. A atualização dos rebanhos vai permitir a adoção de medidas e o planejamento de ações de defesa agropecuária na região”, ressaltou o gerente da Adagro.

Declaração presencial – Os criadores podem procurar qualquer escritório da Adagro no estado que estarão funcionando para atender à comunidade durante todo o mês de maio, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. 

Documentos necessários - Os produtores devem comparecer aos escritórios portando os seguintes documentos: CPF ou CNPJ da propriedade, comprovante de endereço e da localização da propriedade (com coordenadas geográficas). Além disto, dados com número de telefone, e-mail, itinerário de acesso à propriedade rural. Também devem informados os quantitativos de espécies de produção agropecuária mantidos na propriedade, como bois, búfalos, porcos, cabras, ovelhas, cavalos, burros, jumentos, pôneis, aves, abelhas, além dos animais aquáticos.  

Declaração on-line - Pela internet, o produtor pode acessar o site www.siapec3.adagro.pe.gov.br e inserir os dados dos rebanhos e da propriedade. Neste caso, somente terá acesso ao canal digital o produtor com o cadastro atualizado tanto na Adagro, quanto no Siapec PE. 

Georreferenciamento - A apresentação das coordenadas geográficas da propriedade é uma informação importante a ser fornecida no momento da atualização cadastral. Caso o produtor tenha dúvidas sobre como obtê-lo, procure a orientação dos fiscais e assistentes agropecuários nos escritórios da Adagro.

A exigência da atualização cadastral no Estado de Pernambuco integra as metas do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), que visa à obtenção da certificação internacional de área livre da doença junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O produtor precisa ficar atento ao prazo de 31/05 para atualizar os rebanhos e a localização da sua propriedade. Quem não comparecer terá a cadastro bloqueado no sistema da Adagro e ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) - documento oficial para movimentação dos animais no país –, e também de acessar financiamentos e incentivos para projetos agropecuários. 

*Serviço – Atualização do Cadastro Agropecuário de Pernambuco - (Rebanhos e Propriedades) - Maio de 2025
?? Período: até 31 de maio de 2025*
Presencial: em todos os escritórios da Adagro (dias úteis, das 8h às 17h)
On-line: www.siapec3.adagro.pe.gov.br
Informações: 0800 081 1020

Compartilhe este conteúdo: