Português (Brasil)

Engavetado há décadas, Projeto Canal do Sertão pernambucano ganha força

Engavetado há décadas, Projeto Canal do Sertão pernambucano ganha força

Compartilhe este conteúdo:

Sonho acalentado pelo ex-deputado federal Osvaldo Coelho, que infelizmente não teve tempo de vê-lo sair do papel, o projeto Canal do Sertão pernambucano caminha para, enfim, se tornar realidade. Integrantes do comitê em prol da construção da obra reuniram-se nesta terça-feira (11) com o atual titular da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, Edilázio Wanderley, e saíram de lá otimistas.

Um dos coordenadores do comitê geral, que abrange 17 municípios dos Sertões do Araripe e Central, o ex-deputado estadual Antonio Fernando afirmou, em entrevista a este Blog, que o passo mais importante para viabilizar o projeto foi dado.

Mais ou menos há 35 anos, antes mesmo do projeto se chamar Canal do Sertão, a gente já estava nessa luta. Mas pela primeira vez a gente viu a vontade da Codevasf de querer fazer essa obra”, destacou Fernando.

Liderança política do Araripe, o ex-deputado explanou ao superintendente todas as vantagens do Canal do Sertão, que não são poucas – tanto em relação ao desenvolvimento econômico regional, quanto à inclusão social e qualidade de vida. “São 120 mil empregos diretos, 370 mil empregos indiretos, com uma renda anual de toda a produção chegando aos R$ 15 bilhões anuais. O valor desse canal é de R$ 6,5 bilhões, mas em um ano a gente produz duas vezes mais. Ele se pagaria em seis meses”, argumentou Fernando.

Seminário

Segundo o coordenador, Edilázio mostrou-se convencido da viabilidade econômica do projeto, tanto no quesito geração de emprego e renda quanto na fertilidade produtiva das terras da região. “Foi mostrado que nós temos o melhor solo do Estado para irrigação, exatamente nesse trecho que pega a região do Araripe ao Sertão Central”, frisou.

Fernando informou também que a próxima etapa desse processo será mobilizar as lideranças políticas e empresariais pernambucanas e da região, numa grande seminário no qual serão detalhados todos esses pontos. O evento ocorrerá possivelmente em abril. Acompanharam o ex-deputado na reunião na 3ª SR Codevasf e no Blog os demais integrantes do comitê geral – Luiz Matias da Silva, tesoureiro e vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Bodocó (COMDESBO); Gildevan Tavares, coordenador; Lamarth Piancó, coordenador do comitê municipal de Trindade; e Júlio Macedo, secretário do comitê geral).

 

Por Carlos Britto/Foto Reprodução

Compartilhe este conteúdo: