Português (Brasil)

Pernambuco decreta situação de emergência em 118 cidades por causa da seca, Sertão do Araripe está na lista

Pernambuco decreta situação de emergência em 118 cidades por causa da seca, Sertão do Araripe está na lista

Medida foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (21) e vale por 180 dias. Com o decreto, órgãos do estado podem atuar de forma conjunta para mitigar efeitos da estiagem prolongada.

Compartilhe este conteúdo:

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), assinou um decreto que declara situação de emergência em 118 municípios do estado por causa da seca. De acordo com o governo, a medida tem como objetivo mitigar os impactos da estiagem prolongada tanto nos reservatórios quanto na rede de abastecimento de água.

O decreto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (21) e tem validade de 180 dias. Ele é dividido em duas partes: a primeira homologa os decretos municipais referentes às zonas rurais de 93 municípios, e a segunda estabelece a situação de emergência também nas áreas urbanas de 51 cidades. Algumas delas são contempladas nas duas partes.

Com a medida, segundo a gestão estadual, diferentes órgãos do estado, como a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e a Defesa Civil, podem atuar de forma conjunta para reduzir os efeitos da seca.

Entre as ações que devem ser tomadas, estão o monitoramento do nível dos reservatórios e dos mananciais, prognósticos sobre o clima e assistência para os moradores.

De acordo com a Apac, a previsão para os três primeiros meses deste ano é de chuvas abaixo da média histórica, com seca de moderada a grave em boa parte do estado.

 

Confira, abaixo, os municípios contemplados no decreto:

Zona Rural

 

Por g1 Pernambuco/Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Compartilhe este conteúdo: